, ,

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!

Olá, amantes dos vinhos! Se vocês estão acostumados a encontrar meus textos na seção dos “nerds“, hoje vou inovar e trazer um guia completo para quem quer aproveitar o melhor de Paris e suas redondezas.

Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando e com eles, uma excelente oportunidade para explorar a cidade sob uma nova perspectiva. Mesmo que sua visita não coincida com o evento, guarde essas dicas para quando estiver na Cidade Luz.

Foto Christian Hartmann Reuters

O verão chegou oficialmente no continente europeu e minha primeira recomendação é: traga um guarda-chuva e um casaquinho para o final do dia. O clima está imprevisível, com semanas de calor intenso, próximas dos 40°C, e outras com temperaturas abaixo dos 20°C.

Paris é um verdadeiro paraíso gastronômico e nada melhor do que combinar sua visita com alguns dos melhores locais para degustar vinhos. Vou destacar o trabalho de duas brasileiras incríveis que conquistaram seu espaço na cidade: Alessandra Montagne e Marina Giuberti.

Nosso e Tempero de Alessandra Montagne

Alessandra Montagne é a talentosa chef por trás desses dois renomados restaurantes em Paris. Carioca e residente na cidade há mais de duas décadas, ela encanta seus clientes com uma gastronomia sazonal, simples e moderna, utilizando ingredientes locais e evitando o desperdício. Conhecida por sua meticulosidade e criatividade, Montagne combina influências da culinária brasileira e francesa para criar pratos únicos e emocionantes.

Recentemente, ela assumiu a operação do restaurante no Museu do Louvre e está colaborando com outros chefs renomados para criar experiências gastronômicas excepcionais durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No Tempero, inaugurado em 2012, ela oferece fórmulas com produtos frescos da estação a preços acessíveis. No Nosso, os clientes podem desfrutar de um menu variado com opções a la carte e menus de diferentes tempos. Para o jantar, há duas opções de menus com cinco ou sete tempos, além de uma seleção de vinhos por taça, ideal para quem prefere não consumir uma garrafa inteira.

Um destaque nos restaurantes da chef carioca é o sommelier Aurélien Gil-Artagnan. Brasileiro criado na França, Gil-Artagnan tem uma carreira de destaque em restaurantes gastronômicos, tanto na França quanto internacionalmente. Um dos pontos altos de sua trajetória foi sua colaboração com John Euvrard, sommelier-chef do Paul Bocuse. Gil-Artagnan se dedica a oferecer uma carta de vinhos que harmoniza perfeitamente com os pratos de Montagne, priorizando vinhos produzidos em harmonia com a natureza, tanto por produtores experientes quanto por jovens talentos. A seleção inclui vinhos franceses e internacionais.

Além dos restaurantes, não deixe de visitar a loja de especiarias finas, onde são oferecidas especialidades, produtos típicos e uma seleção exclusiva de vinhos.

  • Tempero: 24 Promenade Claude Lévi-Strauss, 75013
    Outras informações: tempero.fr/
  • Nosso: 22 Promenade Claude Lévi-Strauss, 75013
    Outras informações: nosso-restaurant.fr/

Marina Giuberti e a Divvino

Marina Giuberti é a proprietária de duas adegas Divvino em Paris, destacando-se entre as mais de 6.000 existentes na França. Com uma surpreendente seleção de mais de 1.200 rótulos, a Divvino atende a todos os perfis de amantes de vinhos, desde iniciantes até grandes conhecedores. Dinâmica e sempre atenta ao feedback dos clientes, Giuberti está constantemente em busca de inovação. Confira algumas das deliciosas novidades:

Curso de queijos e vinhos grand cru

Como o nome sugere, este curso harmoniza charcutarias e queijos com vinhos grand crus das renomadas regiões da Alsace, Bordeaux, Bourgogne e Champagne. Conhecendo Giuberti, você não pode ficar de fora dessa experiência única.

Curso de vinhos naturais

Para apreciadores de vinhos naturais, ela oferece uma degustação e análise sensorial de vinhos produzidos através da cultura biodinâmica, proporcionando uma experiência autêntica e educativa.

Degustação de vinhos híbridos

Explorando vinhos produzidos com uvas mais resistentes às mudanças climáticas, ela apresenta vinhos brancos e tintos de vinícolas localizadas na região de Paris Île-de-France, por exemplo. Esta é uma oportunidade para conhecer vinhos inovadores e sustentáveis.

Degustação sem álcool

Para aqueles que preferem opções sem álcool, Giuberti oferece uma seleção de espumantes, vinhos e coquetéis sem álcool, garantindo uma experiência de degustação inclusiva e variada.

Ao visitar uma das adegas Divvino, aproveite para descobrir algumas joias em seu Wine Bar. Nada melhor do que explorar a cultura do vinho com a única brasileira eleita Maître Caviste na França. E, se seu tempo em Paris estiver se esgotando, a Divvino prepara uma seleção personalizada e a entrega no seu hotel, com a garantia de um serviço impecável.

  • Divvino Charonne: 163 Boulevard Voltaire, 75011
  • Divvino Marais: 16 Rue Elzévir, 75003

Outras informações: divvino.com/

Além dos restaurantes de Alessandra Montagne e das adegas de Marina Giuberti, Paris oferece uma infinidade de lugares imperdíveis para os amantes de vinhos e da boa gastronomia. Deixo algumas sugestões que vão surpreender, do mais clássico a experiências inovadoras.

Cambuse

Para uma refeição rápida, compartilhada, com produtos simples e super frescos, o Cambuse é a escolha perfeita. Esta adega oferece pratos apetitosos acompanhados por uma seleção de cerca de 200 rótulos de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais. Localizada no coração de Paris, é o lugar ideal para uma experiência autêntica e descontraída.

43 Quai de la Seine, 75019
Outras informações: cave-cambuse.fr/

Club Cochon

Se você é fã do famoso A Casa do Porco em São Paulo, vai adorar o Club Cochon. Especializado em pratos que destacam a carne de porco, este restaurante oferece cortes assados, costelas e outras delícias tradicionais da culinária francesa. Situado no icônico Passage des Panoramas, o Club Cochon também possui uma carta de vinhos variada que agrada a todos os paladares.

38 Passage des Panoramas, 75002

Le Baron Rouge

Um bar de vinhos parisiense icônico, conhecido por sua atmosfera animada e uma seleção impressionante de vinhos. No Le Baron Rouge, além de degustar no local, você pode encher sua garrafa diretamente das barricas expostas (tirage au fût) e levar para casa. Chegue cedo para garantir um bom lugar, petiscar, degustar bons vinhos e aproveitar o ambiente vibrante.

1 Rue Théophile Roussel, 75012
Outras informações: lebaronrouge.net/

Les Petits Crus

Para uma experiência única, Les Petits Crus é o local ideal. Aqui, você pode optar pelo food ou wine gaming, uma combinação de degustações de vinhos, chocolates e queijos com enigmas divertidos. Para os amantes de harmonizações de queijos e vinhos, o restaurante oferece combinações surpreendentes que vão tirar seu fôlego.

13 Rue Saint-Sabin, 75011
Outras informações: lespetitscrus.com/

Bouillon Chartier

Um dos restaurantes mais emblemáticos de Paris, fundado em 1896, o Bouillon Chartier oferece pratos tradicionais franceses a preços acessíveis. O menu inclui clássicos como escargots, canard e sopa de cebola, além de sobremesas como île flottante e tarte tatin. A carta de vinhos destaca o melhor das regiões vinícolas da França, com opções para todos os gostos e bolsos. Lembrando que o Bouillon Chartier não aceita reservas, então chegue cedo.

  • Grands Boulevards: 7 Rue du Faubourg Montmartre, 75009
  • Montparnasse: 59 Boulevard du Montparnasse, 75006
  • Gare de l’Est: 5 Rue du 8 Mai 1945, 75010

Outras informações: bouillon-chartier.com

Bistrot du Peintre

Fundado em 1902, este bistrô é o lugar perfeito para desfrutar a gastronomia francesa a um preço justo no bairro da Bastille. A carta de vinhos é extensa, oferecendo uma bela mistura de grands crus e vinhos de pequenos produtores, ideal para uma refeição deliciosa com amigos.

116 Avenue Ledru-Rollin, 75011
Outras informações: bistrotdupeintre.com/fr

Septime

A adega e o restaurante Septime são conhecidos pela excelente gastronomia e uma seleção de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais que harmonizam perfeitamente com os pratos. O ambiente é agradável e oferece a oportunidade de degustar rótulos excepcionais.

  • Adega – 3 Rue Basfroi, 75011
    Outras informações: septime-lacave.fr/
  • Restaurante – 80 Rue de Charonne, 75011

Outras informações: septime-charonne.fr/en/

B.B.N Vins Natures et Livres qui en Parlent

Uma proposta interessante para quem gosta de experimentar o novo. Na B.B.N, os vinhos são apresentados não por AOC, regiões ou uvas, mas por suas características de degustação. Além de vinhos naturais, você encontrará excelentes livros sobre o assunto e terá a chance de conversar com viticultores.

33 Rue Saint-Sauveur, 75002
Outras informações: biobiodynamienature.com/pages/les-livres

Esses são alguns poucos endereços em Paris que prometem proporcionar experiências inesquecíveis para os amantes de vinho e gastronomia. Você também pode dar uma escapada de Paris e visitar regiões produtoras de vinhos em um bate e volta? Anote.

Alsace

Você pode chegar à região da Alsácia, seja em Colmar ou em Estrasburgo, em menos de 2 horas em viagem de trem. E eu proponho que você saia do clássico e conheça a essência dessa região de bicicleta. Isso mesmo, à vélo, como dizemos em francês.

O passeio inclui um tour pelas principais cidades da região, vinhedos, uma das inúmeras confrarias alsacianas, vilarejos e castelos medievais, museus, memoriais de guerra e termina com um piquenique regado a produtos do terroir (queijos, charcutarias, frutas da estação, biscoitos, bolos, etc.) e, claro, vinhos alsacianos (espumantes e grands crus).

Caso a bike não seja muito a sua pegada e mesmo assim você queira visitar a rota de vinhos, aconselho alugar um carro para otimizar o seu dia e conseguir chegar aos pequenos vilarejos da região. Saindo de Colmar, em cerca de 15 minutos, você será surpreendido pelas paisagens deslumbrantes.

Se você quiser conhecer e visitar grandes produtores acompanhado de uma sommelière brasileira especialista em vinhos franceses, consulte a Adriana Crochet, que poderá acompanhá-lo durante todo o passeio. @alsacia_guia_enoturismo.

Bourgogne

Você pode chegar a Beaune de trem em aproximadamente 2 horas e a visita a essa cidade ficará gravada na sua memória. Visitar Beaune significa harmonizar a gastronomia aos vinhos da região e não o contrário. Com suas paisagens maravilhosas, ruas medievais e degustações harmonizadas com os deliciosos queijos locais, a Borgonha oferece momentos únicos que só essa região pode proporcionar.

Beaune é considerada o coração da região, famosa por seus vinhedos de renome mundial. Aqui, você encontrará algumas das denominações mais prestigiadas, como Pommard, Meursault e Volnay. As visitas às caves históricas, como as de Hospices de Beaune, oferecem uma verdadeira imersão na rica tradição vinícola da região.

Para aqueles que buscam uma experiência mais organizada e personalizada, recomendo entrar em contato com Juliana Cruz, que com sua expertise, oferece tours dedicados proporcionando uma viagem que combina cultura, história, belas paisagens e, claro, gastronomia e muito vinho. @vempraborgonha.

Champagne

Chegar à região de Champagne é rápido e fácil, com menos de uma hora de trem saindo de Paris. Uma visita a Champagne permite explorar cidades icônicas como Reims e Epernay, bem como a famosa Avenue de Champagne. Embora a visita às grandes maisons seja imperdível, considere também descobrir pequenos produtores. Estes oferecem uma oportunidade única de experimentar champanhes raros, que muitas vezes não chegam ao Brasil e podem surpreender até os paladares mais exigentes.

A região da Côte des Blancs é especialmente notável, com suas paisagens deslumbrantes e vinhedos renomados. Além das visitas às caves e das degustações exclusivas, você pode saborear a gastronomia local em restaurantes refinados, bistrôs charmosos e bares especializados em champanhe.

Para uma experiência verdadeiramente personalizada e memorável, entre em contato com Adriana que, organiza passeios completos pela região, proporcionando uma imersão no mundo do champanhe, desde a produção até as degustações. Para uma visita inesquecível a Champanhe: @alsacia_guia_enoturismo.

Vale do Loire

Conhecido como o “Jardim da França” ou o “Pulmão do vinhedo francês”, é uma região de impressionante riqueza histórica, paisagens deslumbrantes e uma diversidade vinícola incomparável. Ainda pouco explorada, oferece uma oportunidade única de descobrir verdadeiras joias a preços justos. Desde que me mudei para Tours em 2019, continuo me surpreendendo com tudo o que essa região tem a oferecer.

Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Vale do Loire possui uma tradição vinícola que se estende por mais de 2000 anos. O vinhedo segue o curso do rio Loire, o maior da França, com 1012 km de extensão. Ao longo de 800 km de rotas vinícolas – a maior do país – você encontrará 70 mil hectares de videiras, produzindo uma ampla gama de vinhos: brancos, laranjas, rosés, tintos, espumantes e licorosos.

Além das degustações, a região é pontilhada por mais de 100 castelos, construídos para a realeza francesa. Restaurantes Michelin, bistrôs encantadores e bares de vinhos estão espalhados por toda a área. Aproveite para fazer um piquenique às margens do Loire ou entre as videiras nas distintas AOC da região, como Anjou, Chinon, Muscadet, Sancerre, Saumur, Savennières e Vouvray.

Para uma experiência inovadora, considere um passeio de caiaque no rio Loire. Durante o trajeto, você poderá admirar o Château d’Amboise e, nas pausas, desfrutar de uma degustação de vinhos da AOC Touraine e produtos locais nas praias formadas ao longo do rio. É uma experiência verdadeiramente inesquecível.

Se você busca uma experiência personalizada e fora do comum, entre em contato comigo para criar um roteiro exclusivo e guiá-lo durante sua estadia na região. @valedoloire.enoturismo

Côtes du Rhône

Saindo de Paris, duas opções incríveis prometem uma experiência enogastronômica memorável nas regiões vinícolas de Rhône:

Lyon e Rhône Norte

Chegando à estação de trem de Lyon, em apenas 30 minutos você será transportado para um verdadeiro paraíso vinícola. A degustação dos renomados Côte Rôtie e Condrieu é imperdível, mas não deixe de experimentar a menos conhecida AOC Seyssuel, que pode surpreendê-lo com suas qualidades excepcionais. Essas degustações são sempre acompanhadas de tábuas de charcutarias e queijos locais, tornando a experiência ainda mais rica e deliciosa. Os restaurantes locais, bistrôs e estabelecimentos gastronômicos completam sua visita, oferecendo pratos regionais autênticos e saborosos. Não perca a oportunidade de estender a viagem até a encantadora cidade medieval de Malleval, onde no caminho você poderá desfrutar de uma vista panorâmica dos vinhedos da região, uma experiência visual tão rica quanto os vinhos locais.

Avignon e Châteauneuf-du-Pape

Em aproximadamente três horas de trem a partir de Paris, você chega à charmosa cidade de Avignon. A partir de lá, é uma curta viagem até Châteauneuf-du-Pape, um ícone da região vinícola de Rhône. A degustação é a principal atração aqui e você pode personalizar a seleção das vinícolas conforme as suas preferências. Seja para vinhos delicados ou encorpados, a região oferece opções para todos os paladares, produzidos a partir de até 13 variedades de uvas diferentes. Não se esqueça dos vinhos brancos, que são extremamente gastronômicos e complementam qualquer refeição. Uma experiência inesquecível é realizar uma refeição nas vinícolas da região, com vista para os vinhedos, combinando gastronomia de alta qualidade e vinhos incomparáveis.

A região pode ser melhor explorada com Selma Conrado, especialista em vinhos franceses, que organiza tours nas regiões de Rhône, Savoie e Provence. @conexao.rhone.alpes.provence.

A verdade é que é difícil se decepcionar com a França. No entanto, por que não ir além do óbvio? Embarque em uma jornada para descobrir locais menos explorados, aqueles segredos bem guardados que só os nativos conhecem. Imagine explorar vinícolas familiares escondidas, deliciar-se com a autenticidade dos mercados locais e desfrutar de jantares harmonizados em pequenos bistrôs, onde a gastronomia é uma verdadeira arte.

E para tornar essa experiência ainda mais especial, por que não ser acompanhado por brasileiras que são especialistas no mundo do vinho? Elas não apenas conhecem profundamente o terroir francês, mas também têm a habilidade de transformar uma simples degustação em uma vivência memorável.

Meu convite é para você sair da rota turística tradicional e se aventurar por caminhos que revelam o verdadeiro espírito da França. Os franceses vivem e respiram a boa comida e o bom vinho de maneiras surpreendentes. Permita-se essa descoberta e deixe-se encantar pela magia única da França!

Camila Vendramini é especialista em vinhos franceses pelo Lycée d’Amboise e mora no Vale do Loire desde 2019. Turismóloga de formação com um MBA em marketing, ela atua como gestora de projetos em uma empresa francesa de software de gestão comercial para vinícolas.

Especial - Colunista convidado(a)
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *