Tendências para o mercado de vinhos em 2023

Tendências para o mercado de vinhos em 2023

Perguntamos a 5 profissionais do mercado de vinhos, quais tendências eles acham que vai bombar no setor para 2023. Confira as respostas nesse texto.

Vinícius Santiago Sommelier

“Acredito que a maior tendência no mercado de vinhos serão as experiências envolvendo vinhos. Viagens, degustações, harmonizações, eventos. Me parece que a compra simplesmente para consumo apenas perdeu um pouco do sentido pós pandemia. Agora o consumo precisa vir atrelado a algo além do produto em si.”

Vinícius Santiago – Head Sommelier da Evino e Diretor de degustação da ABS-RS

Paula Theotonio Sommelière e Jornalista

“Vi essa tendência se tornando realidade no Vale do São Francisco, onde esses vinhos locais finos, frescos, de baixo teor alcoólico, suaves e de preço baixo (cerca de R$ 25) têm sido um sucesso desde 2020. No começo apenas uma das empresas da região produzia vinhos nesse estilo, agora quase todas têm sua versão e registram boas vendas. É uma boa alternativa à cerveja e acredito ser uma questão de tempo até o restante do Brasil descobrir o prazer de tomar uma garrafa ou até mesmo uma latinha dessa bebida descontraída e acessível, tanto no sabor quanto no preço. ”

Paula Theotonio – Jornalista e Sommelière

José Luiz Ferrazzo Vinhos Única

“Covid-19 ainda é uma realidade, mas os lockdowns e as incertezas ficaram para trás. Podemos já dizer que o “normal” voltou ao normal, mas qual é esse novo normal que vivemos ou que iremos viver? No mundo do vinho, a resiliência e a capacidade de adaptação é uma constante tanto nos ciclos das videiras como nos ciclos dos negócios.
A aceleração da transformação digital com a ascensão de novas possibilidades de compra, busca por estilos de vinhos mais “saudáveis” como low/zero álcool e low-calories são mudanças que vieram com a pandemia para ficar. Além disso, a curiosidade por produtos de nicho (vinhos naturais, uvas autóctones e vinhos de baixa intervenção) só tende a crescer com o consumidor sendo o centro da experiência e buscando cada vez mais autenticidade e produtos mais exclusivos. Agora, o que nunca deixará de ser tendência será a busca pelos clássicos: Borgonha, Bordeaux e Champagne. Afinal, clássico é clássico e sempre será tendência para mim e para muitos.”

José Ferrazzo – Diretor Comercial da Portus Cale e Professor da EnoCultura

Rossela Ceni Presidente ABS SC

“Entre as possibilidades para o vinho em 2023, mesmo na vastidão que esse universo oferece, destacaria duas ou três tendências que se evidenciaram tanto na interação com importadores, varejistas e público consumidor:
A primeira delas é a relação com o consumidor jovem, sua conquista ou manutenção. E aí falamos de tudo que pode atrair essa fatia de mercado: rótulos, design e comunicação descolada, frescor e facilidade no conteúdo e praticidade na embalagem.
A meu ver, também seguirá expressivo o interesse pelo segmento dos vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, muitas vezes precedendo ao próprio interesse do consumidor sobre outros aspectos do estilo (casta, corte, região de origem, etc).
Um terceiro aspecto que me chama a atenção é a difusão crescente da conscientização para a moderação do consumo do álcool, que logicamente atinge os vinhos. E a apreciação que dialoga com a saúde tem a favorecer o vinho como escolha de bebida.”

 
Rossela Ceni – Educadora e Presidente da ABS-SC
Lais Aoki Sommeliere

“Acredito que a tendência será observar o que sommeliers estão propondo no serviço para além do vinho. Podemos estabelecer diversas conexões através de bebidas. Por exemplo, perceba como os termos terroir, fermentação natural, textura e corpo também são usados em apresentações de outras bebidas como espumantes de frutas nativas, saquês, sidras, cervejas de fermentação natural, etc. Até sobre o processo de maceração carbônica é possível ouvir enquanto te servem café. Então, se proponha a conhecer, pergunte e faça conexões para ampliar seu repertório.”

 
Laís Aoki – Sommelière

Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III Olá pessoal! Chegamos ao final da nossa série sobre acidez. Na primeira parte falamos sobre a importância da acidez no vinho e como ela afeta nossa experiência gustativa.…
Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!

Descubra Paris e muito mais com as dicas imperdíveis. Explore os melhores lugares para apreciar vinhos e gastronomia na cidade-luz e além.