Fotografia e vinho: como tirar melhores imagens

Fotografia e vinho: como fazer boas imagens

Qual a importância de uma boa foto? Em 2022, convívio virtual, comércio virtual, vida virtual, essa pergunta tem mil respostas possíveis. Pensemos a respeito, especialmente no âmbito de produtos no varejo.

A fotografia de produtos ou fotografia still se refere à fotografia de objetos parados, sem elemento humano. Pode ser feita com fundo branco, preto, com cores de contraste ao produto e também ambientadas. Ao pensar na concepção de um produto, é importante levar em consideração a apresentação deste objeto. E a fotografia é um passo muito importante para o resultado venda.

Por mais de 7 anos atuo com fotografia de vinhos e existe um fato a se considerar: não é um produto fácil de se fotografar e exige muito teste até encontrar o layout ideal. Garrafas de vinho são como espelho e pedem uma série de equipamentos/barreiras para proteger essas camadas refletivas. Mas também é importante encontrar o reflexo ideal e harmonioso para essas garrafas, normalmente linhas laterais e uma luz de fundo, para deixar o produto com mais profundidade. E mais, exige um tempo dedicado ao tratamento final.

Outra dica importante é explorar recursos, como ambientações, trazendo elementos que tenham relação com o produto. No caso do vinho, estamos falando de comidas, taças, fundos de madeira, barris, etc. Essas imagens podem ser bem trabalhadas em redes sociais, por exemplo.

“Aproveito pra trazer uma reflexão filosófica: é importante lembrar que toda fotografia é uma representação da realidade, mas não é real.”

E também é verdade que uma fotografia de produto feita com qualidade é a alma de todo negócio virtual. Porém, sabe-se que fotografia é um recurso caro, especialmente pela necessidade de investimento em equipamentos de qualidade para ter resultados cada vez melhores. Mas antes de tudo, o profissional precisa saber lidar com esse aparato. De nada adianta ter os melhores equipamentos sem um fotógrafo que saiba operar.

Uma palavrinha sobre custos e retorno

E então a fotografia de produtos precisa ser cara para todo formato de varejo? Não! É possível adaptar os custos aos mais diversos produtos. Existem equipamentos, como caixas de luz, em que você pode usar até o celular para tirar fotos. Claro, cada tipo de equipamento entrega certa qualidade, e isso você vai notar de uma loja para outra.

Segundo dados coletados pelo site E-commerce Brasil, a fotografia se mostra extremamente importante para o comércio online. Veja alguns dos motivos:

  • A aparência visual é um fator que influencia fortemente na decisão de compra. Ou seja, as fotos são essenciais.
  • Um produto diferente das fotos incentiva pelo menos 20% das devoluções, de acordo com a Weebly. Para isso não ocorrer, a foto tem que mostrar da melhor forma o produto. Lembrando que é uma imagem e por isso está sujeita a algumas diferenças. Mas o profissional cuidadoso persegue o resultado mais satisfatório.
  • Detalhes: segundo o Metro, 50% dos consumidores afirmam que imagens grandes e de qualidade são tão ou mais importantes do que comentários e descrições sobre o produto. Uma dica é possibilitar ao cliente ampliar essa imagem para ver mais detalhes.
  • De acordo com o Big Commerce, mais de 70% dos compradores online querem que as fotos mostrem o produto em situações de uso. Normalmente esse tipo de imagem é bastante trabalhada em redes sociais, o famoso lifestyle. Essas imagens fazem com que seus produtos sejam compartilhados e fiquem mais conhecidos pelo público, além de gerarem mais engajamento e aumentarem a representatividade da marca.

Fica claro que investir em boas fotografias de produto adicionam valor para o que está à venda e permite ao cliente visualizar da melhor forma o produto e decidir pela compra. Em se tratando de um produto de especialidade, com muita carga de história e conteúdo por trás como o vinho, uma boa imagem é imprescindível.

Assinatura Única Jussara Martins

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.