Harmonizações de Outono

Harmonizações de outono

Vinho, comida e o melhor desta estação

 

​Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair e a gastronomia se transforma, não é mesmo? Ou será que somos nós que sentimos a necessidade de mudar a alimentação do dia a dia para comidas que nos causem uma sensação maior de conforto, quase como um abraço caloroso em dias de manhãs levemente ensolaradas e noites frias que beiram a sensação gelada do inverno? Seja como for, o clima frio dessa época é ideal para desfrutar de refeições mais substanciosas acompanhadas por um bom vinho.

​De modo geral, para o outono, uma boa opção de vinho é o tinto, que combina bem com pratos encorpados e ricos em sabores, como carnes vermelhas, massas com molhos mais robustos e queijos intensos. Os de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, por exemplo, são ótimas escolhas para essa época do ano, inclusive no que diz respeito ao custo-benefício e à disponibilidade de acesso, por serem uvas populares e fáceis de encontrar.

Mas alto lá. Os brancos não devem ser crucificados nesta época, embora muitas pessoas ainda os deixem de lado. Um equívoco, eu diria, visto que sempre há aqueles de aromas e sabores que encantam por sua complexidade e que podem vir inclusive a ser agraciados em sua evolução. Afinal de contas, foi-se o tempo em que se acreditava que vinhos brancos, dada a ausência de taninos, não são capazes de evoluir em guarda. Cá entre nós, uma falácia!

Outono e vinho

​Mas vamos direto ao assunto que interessa: as possibilidades mais interessantes de harmonizações que acompanhem também o frio do outono.

Se for servir carnes vermelhas, uma boa opção é um vinho tinto encorpado, como um Cabernet Sauvignon, que tem acidez elevada e taninos robustos. Essas características ajudam a cortar a gordura da carne e a realçar o seu sabor.

​Para massas com molhos densos, um vinho tinto com notas de frutas vermelhas e especiarias pode ser uma boa escolha, como um Merlot. O sabor frutado e macio desse vinho ajuda a equilibrar a acidez do molho e a tornar a refeição mais agradável.

 

​No caso de molhos com queijos intensos, como o gorgonzola e o parmesão, um vinho tinto com notas de frutas e especiarias pode ser uma ótima escolha, como um Syrah. O sabor intenso e picante desse vinho combina bem com o sabor forte do queijo.

​Alguns pratos quase emblemáticos desta época, como risoto de funghi ou espaguete carbonara, acompanharão bem os vinhos brancos encorpados, como um Chardonnay ou um Viognier. Esses vinhos têm acidez equilibrada e notas de frutas maduras, que combinam com a cremosidade do molho e não se sobrepõem ao sabor do prato.

​Para as certeiras tábuas de queijos, vinhos tintos na linha dos encorpados, como Malbec ou Tannat, que apresentam taninos marcantes, combinam com a gordura dos queijos e complementam seus sabores com as notas de frutas e especiarias que carregam.

​E sem que esqueçamos de adoçar a vida, os doces não precisam e nem devem ficar fora dessa. Para equilibrar o paladar e combinar com o dulçor das sobremesas – e do clima frio -, vinhos fortificados como Porto ou um belo Jerez são ótimas opções para a estação. Inclusive, o estilo de produções desta época costuma basear-se em cremes, tortas assadas com frutas cozidas e até mesmo receitas com chocolates, que são excelentes pedidas para vinhos doces.

​É importante lembrar que a harmonização de vinho e comida não deve seguir uma regra padrão, mas sim uma sugestão para tornar a refeição mais agradável. O mais importante é escolher um vinho de que você goste e que lhe cause uma sensação prazerosa ao combinar com um prato, levando em consideração que ambos se complementam. ​Aproveite para experimentar diferentes combinações e descobrir novos sabores neste outono.

​Até a próxima!

 

Assinatura Vinhos Única Chef Aline Guedes

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.