Pare. Olhe. Escute

Pare. Olhe. Escute.

Quando eu era criança pequena lá em Catanduva, sempre repetia em minha mente o alerta ao ouvir o trem  – quase um mantra – e acabei, num ato meio coach, carregando isso pra vida.

Na correria das nossas atividades diárias acabamos entrando num embalo que, por muitas vezes, nos impede de parar, olhar e escutar o que está acontecendo à nossa volta. Por isso, de quando em quando, é preciso que alguém nos chame, nos cutuque e leve a essas práticas.

Que papo de coach, hein Keli? Não, gente. É só uma introdução pra falar que até nossos projetos, por mais sucesso que tenham, precisam sempre de uma sacudida. E há alguns dias tive a oportunidade de participar de um seminário que foi um verdadeiro sacode no setor e um sacode nas verdades absolutas (que insisto, não existem) no mundo dos vinhos.

Uma iniciativa privada, frise-se, mas que alcançou muitos produtores que estão sob o guarda-chuva dessa empresa.

A EBV Urban Winery fica em Caxias do Sul – RS e é uma empresa de terceirização de vinhos. Um projeto do Alejandro Cardozo (enólogo conhecidíssimo pelo mundo) que atende cerca de 40 produtores hoje. Alguns recebem consultoria desde a produção das uvas até o engarrafamento, outros entregam suas uvas para serem vinificadas, outros só engarrafam… Mas quase todos estiveram lá e foram colocados a pensar.

Degustação Keli Bergamo

O foco foi claro: não é apenas produzir bem agora, mas gerar movimentos constantes no setor e sair da zona de conforto. Alguns insights interessantes:

“O Brasil faz ótimos espumantes”. Mas já chegamos ao nosso máximo?

Provamos espumantes frescos e frutados elaborados em tanque com diferentes perfis. Cachos inteiros, basalto (sim, o solo típico da Serra) e processos de fermentação distintos ganham protagonismo e transformam o conceito de um charmat leve e frutado, à beira da simplicidade.

“Você é o que você come”. Vale para as leveduras também!

A diferença de nitidez e elegância em espumantes cujas leveduras sofreram nutrições distintas é evidente. A fórmula comum não funciona para quem quer ir além. Aliás, a microbiologia também não é a mesma… E os consumidores enjoam rapidinho do “mais do mesmo”.

“Sem tempo, irmão”. Não tem barrica para fermentar vinho base?

Não tem tempo para desenvolver o perfil que se deseja no espumante? Fizemos uma prova comparativa utilizando o Nobispark, uma linha de bidules (saiu ao mercado em 2019) que transforma e encurta o caminho até o estilo de espumante desejado. Sim, por mais conservadores que sejamos, os boletos batem à porta e é preciso entender necessidades mercadológicas.

“Essa nota amendoada vem da madeira”.

Esqueça a cartilha do Chardonnay barricado. Testemos diferenças incríveis em Chardonnays do Rio Grande do Sul sem passagem por madeira e com notas de amêndoas e avelãs, graças à levedura utilizada.

Tivemos ainda uma super imersão nos perfis de barricas, nas técnicas mais modernas de tostas e no que refletem nos vinhos. E, por fim, uma degustação de espumantes, brancos, rosés e tintos de regiões clássicas do mundo que dão novas roupagens constantes aos seus vinhos. Um verdadeiro sacode para quem pensa que o Brasil atingiu seu melhor momento e que devemos nos conformar por aqui.

 

Pare, olhe e escute. Estamos ainda em fermentação…

Até a próxima coluna!

 

Obs. Meu super obrigada ao Alejandro, Letícia e Márcia pela oportunidade de participar

Assinatura Keli Bergamo Vinhos Única

Destaques

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III Olá pessoal! Chegamos ao final da nossa série sobre acidez. Na primeira parte falamos sobre a importância da acidez no vinho e como ela afeta nossa experiência gustativa.…
Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!

Descubra Paris e muito mais com as dicas imperdíveis. Explore os melhores lugares para apreciar vinhos e gastronomia na cidade-luz e além.