Vinho sem Álcool e suas reticências...

Vinho sem Álcool e suas reticências…

Esse assunto permeia minha mente…

Há algum tempo postei em meu Instagram um vídeo provando dois produtos não classificados como vinho, mas que fazem sua representação social e recebi muitos comentários de pessoas interessadas nos produtos e que compartilham da ideia do vinho como um instrumento de lifestyle também.

Eu concordo muito com essa ideia e penso que, é uma excelente ferramenta para “fazer parte da turma” quando o álcool não pode ser consumido.

Mas nos últimos tempos, especialmente depois da pandemia, o assunto aparece com maior frequência em publicações pelo mundo.

Eu confesso que, em alguns momentos, me sinto animada com essa possibilidade de crescimento, mas ai penso: eu nunca vejo ninguém tomando esses vinhos.

Há efetivamente espaço para eles? Eles vão prejudicar o consumo dos vinhos tradicionais?

Um texto da brilhante Ewa Cretóis no Linkedin me fez pensar se não estamos embarcando numa onda de marketing e não na salvação do mundo dos vinhos:

“Produzir sem álcool é uma escolha de marketing.
E como todas as opções de marketing, não agrada a todos.”

Os investimentos para produção de vinhos sem álcool são altos e só se justificam com um aumento efetivo de consumo, o que, segundo alguns produtores com quem já conversei, ainda não rolou por aqui…

Por outro lado, há produtos que, por não contarem com estrutura adequada na elaboração, se tornam muito desinteressantes e isso pode atrapalhar o crescimento da categoria antes mesmo que ela efetivamente se desenvolva.

Não sou contra o vinho sem álcool, mas sou menos otimista do que muitos que acham que esse é o futuro do mundo do vinho e defendem crescimentos exponenciais.

Começo a enxergar a “tendência” do vinho sem álcool quase como o crescimento do vinho rosé – que nunca chegou massivamente por aqui – algo que mais movimenta discussões do que taças de vinhos por aí.

Assinatura Keli Bergamo Vinhos Única

Destaques

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III Olá pessoal! Chegamos ao final da nossa série sobre acidez. Na primeira parte falamos sobre a importância da acidez no vinho e como ela afeta nossa experiência gustativa.…
Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!

Descubra Paris e muito mais com as dicas imperdíveis. Explore os melhores lugares para apreciar vinhos e gastronomia na cidade-luz e além.