Chart: As uvas tintas mais plantadas em Bordeaux

Mesmo produzindo vinhos de sobremesa que figuram entre os mais complexos do mundo, e rótulos brancos com acidez refrescante, é impossível não falarmos de Bordeaux e não pensarmos em seus vinhos tintos.

A localização exata das uvas tintas mais plantadas em Bordeaux, pode variar desde o solo mais específico para cada uma delas, até o estilo da casa ou Château.

Ademais, é bastante comum vermos aqui os blends, ou cortes, ou seja, vinhos feitos com duas uvas ou mais. Isso porquê, a região de Bordeaux sofre muito com o tema das safras. Safras muito frias podem entregar uvas pouco maduras. Já, safras muito quentes propiciam uma quantidade maior de álcool no vinho. Portanto, os produtores trabalham quase que numa lógica de alquimia, sempre trazendo o melhor de cada uva para aquele blend.

O que seriam essas características de cada uva?

  • Merlot: aporta finesse a notas de violetas
  • Cabernet Sauvignon: contribui com estrutura e tanino
  • Cabernet Franc: aporta notas aromáticas de especiarias
  • Petit Verdot: pode contribuir com volume de álcool e tanino

Por fim, a Merlot é a uva mais plantada em toda a região e mais usada em blend. Ela é seguida pela Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc e ainda temos em menor quantidade a Petit Verdot, Carménère, Malbec e outras.

Chart: as uvas tintas mais plantadas em Bordeaux
Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.