6 tipos diferentes de garrafas de vinhos

Diferentes tipos de garrafa de vinho

Os diferentes estilos de garrafa de vinho surgiram pra atender as necessidades dos produtores de determinadas regiões, e nos ajudam, em alguns momentos, a identificar o local de origem do líquido e até a casta. Não existe regra aqui. Trata-se mais de uma convenção do mercado, e que pode facilitar na identificação do seu vinho preferido.

Garrafa Borgonha

Um dos estilos mais antigos, essa garrafa foi criada na Borgonha, França, por volta do século 19. Hoje, é utilizada com mais frequência em vinhos produzidos com as uvas Pinot Noir e Chardonnay, uvas da sua região de origem.

Garrafa Bordeaux

Criada na região homônima de Bordeaux, na França. Esse é o tipo mais encontrado hoje e usado para os mais variados estilos de vinho em todo o mundo. Diz-se que foi criada pois seus ombros largos serviam para a eliminação dos sedimentos que soltam dos vinhos, por conta, entre outros, dos taninos.

Garrafa Champagne

Criada em Champagne, na França, essa garrafa tem o fundo bastante côncavo, as paredes mais grossas e um formato ovalado, justamente para segurar a pressão interna do gás carbônico. É utilizada em todo o mundo.

Garrafa Flute, Alsácia ou Renana

Seu formato, mais estreito, surgiu para que coubessem mais garrafas nos transportes à barco. É comum vermos essa garrafa sendo utilizada para o armazenamento dos vinhos feitos com a uva Riesling. Em países como Alemanha, Áustria, Suíça, Hungria e na região da Alsácia, na França, esse formato é bastante utilizado para diferentes cepas.

Garrafa Porto

Desenvolvida em Portugal para preservar os vinhos do Porto. Ela é uma garrafa mais baixa que as tradicionais, porém com ombros mais acentuados para a eliminação dos sedimentos durante o serviço. Também possui coloração mais escura para proteger o vinho do contato com a luz.

Garrafa Bocksbeutel ou Francônia

Típica da Francônia, na Alemanha, tem 22cm de altura e 15cm de altura e bojo acentuado. É tipicamente usada para brancos produzidos com a casta sylvaner, na região da Francônia.

Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

CX no mundo do vinho. Existe mesmo?
, ,

CX no mundo do vinho. Existe mesmo?

O CX no mundo do vinho. Veja como colocar o cliente no centro das estratégias transforma a experiência de degustação e fideliza consumidores.
Grécia: dos encantos da mitologia ao vinho
, ,

Grécia: dos encantos da mitologia ao vinho

Descubra como os vinhos gregos refletem a história e a cultura desse país fascinante, desde os deuses antigos até os modernos vinhedos.