Entrevista com Priscilla Hennekam

Entrevista com Priscilla Hennekam

Na entrevista Única do mês, falamos com uma brasileira inquieta, desbravadora e com espírito empreendedor. Priscilla Hennekam está brilhando tanto na Austrália, sua casa hoje, como no Brasil, em projetos paralelos. Saiba mais sobre essa super personalidade do vinho!

  • Conte um pouco do início da sua trajetória no vinho.

Uma nordestina com maior orgulho, criada na ginga com tapioca nas praias de Natal/RN. Comecei a tomar vinho quando ainda era adolescente, mas tomava com leite condensado, o famoso coquetel chamado “pau na coxa”. Haha 

Comecei a ver o vinho com outros olhos na faculdade de turismo, depois de uma aula de vinho que tive na faculdade. Achei fantástica a cultura, a experiência, o aspecto social que o vinho trazia e de fazer parte da comunidade que toma vinho. Adorava aprender sobre harmonização, qual comida combinava com qual vinho, achava e ainda acho super chique. Haha

Aos 22 anos já sabia que eu queria aprender e trabalhar com vinhos, por isso depois que terminei a faculdade de turismo, fui embora naquele mesmo ano, para Mendoza, Argentina. Sem nunca ter viajado de avião na vida, máximo que conhecia era Fortaleza e Recife na época. E sem espanhol e sem conhecer ninguém, literalmente na “cara e na coragem”. Morei 4 anos na Argentina e me mudei para Austrália em 2016, também sem inglês, sempre foi um começo difícil, mas gratificante por poder superar os meus medos e dificuldades.

 

  • Como é trabalhar no mercado de vinhos australiano? Qual a maior diferença, na sua opinião, para o mercado de vinhos no Brasil?

 

O consumo de vinhos na Austrália é bem maior que o Brasil, cerca de 20.2 litros per capita por ano (Dados de 2020) e produz mais vinhos que o Brasil, sendo o quinto maior produtor de vinhos do mundo. Estima-se 2.156 vinícolas e 6.000 viticultores, empregando cerca de 163.790 funcionários nas 65 regiões de vinhos da Austrália.

O setor vinícola contribui aproximadamente com 45 bilhões de dólares por ano na economia australiana,

e por isso a indústria de vinhos gera mais oportunidades de emprego quando se compara com o setor vitivinícola do Brasil.

Mas o Brasil está mudando e crescendo a indústria de vinhos muito rápido, ver a evolução do vinhos brasileiros nos últimos 10 anos e fantástico, acredito que o Brasil será uma potência no mundo dos vinhos, e consequentemente irá gerar mais oportunidades de empregos no setor.

 

  • Você recentemente se tornou mãe e estava com a sua filha por todos os lados aqui no Brasil. =) como é equilibrar a vida de mãe com a correria do dia a dia de trabalho?

 

Não é uma tarefa fácil, trabalhar no Brasil, na Austrália, cuidar de casa e filho, tem que ser mulher para dar conta, homem não daria. Kkkkk É super gostoso ser mãe, estou super aproveitando essa fase, e busco sempre o equilíbrio entre família, trabalho e vida social.

Priscilla Hennekam

  • Qual trend você está vendo na Austrália e que acredita no potencial dessa moda aqui no Brasil?

Boa pergunta! Vinho sem álcool e/ou com teor alcoólico entre 4.5% até 7%. Trabalhando na maior varejista de vinho da Austrália, e acompanhando o número de vendas e demanda aumentando, acredito que esse trend chegará no Brasil também, se não já chegou.

Mas com certeza chegará com um maior impacto, como está acontecendo na Austrália. Ainda mais no Brasil onde nós somos muitos vaidosos e super cuidamos da nossa aparência, também temos a lei seca, de não poder beber e dirigir e etc.

Acredito que também existirá um dia, bares com bebidas não alcoólicas no Brasil, como já existe na Austrália. O nome do bar na Austrália se chama Brunswick Aces Bar, todos os drinks do menu são não alcoólicos.

  • O que a Priscilla no início da carreira, falaria para a Priscilla de agora?

Estude sobre vinho com um propósito, talvez complemente com algum outro curso que não necessariamente seja de vinho, mas você poderá usar esse conhecimento extra dentro da indústria de vinhos para se destacar no meio de tantos.

As oportunidades da nossa vida nós mesmos criamos, se não nos movemos para buscar o que queremos, não irá cair do céu. Nada é sorte, por trás de cada vitória existe muito suor, falhas e medos.  Acredite sempre em você, o limite está na sua cabeça.

Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.