Rótulos de vinho: acessibilidade e inclusão
Conversamos com o Renan Perovano, um dos fundadores da Inclusive Wine, um projeto novo no mercado e que reúne tudo que a Única gosta, causas sociais e bons vinhos. Confira a entrevista na íntegra logo abaixo.
Como surgiu a inclusive Wine?
A Inclusive Wine nasceu de uma dor tínhamos, como consumidor de vinhos e espumantes, de não ter uma marca que trouxesse uma representatividade, uma inclusão de fato. Havia a necessidade de existir uma marca no mercado de bebidas focada em dar voz à comunidade LGBTQIA+ e outras.
A ideia da marca nasceu no sofá de casa, em abril de 2021, e todo o processo jurídico e de criação foi muito rápido. Em agosto do mesmo ano, lançamos o primeiro espumante (Brut Rosé).
A marca tem por objetivo apresentar rótulos com propósitos e sair do tradicional, de modo a proporcionar a inclusão e disseminar a representatividade. Não sendo apenas mais uma campanha e sim a celebração de todos os orgulhos o ano todo.
Em todo o processo criativo envolvemos profissionais da comunidade LGBTQIA+, mulheres, pretos, e divulgamos o trabalho desses profissionais.
Quem está por trás do projeto Inclusive Wine?
Renan Perovano (@renanperovano), de 34 anos, e Raphael Giuriatto (@raphaelcampo), 32, são os nomes por trás da marca.
Com quais vinícolas vocês trabalham?
As bebidas são produzidas na serra gaúcha. Os espumantes são produzidos em Garibaldi (vinícola Courmayer) e o vinho tinto em Caxias do Sul (vitivinícola Don Affonso).
Quais rótulos estão disponíveis hoje?
Espumante Brut Rosé – elaborado pelo corte das uvas Pinot Noir e Moscato. De coloração reluzente, possui aromas intensos de frutas vermelhas, como amora, framboesa e morango. No paladar, apresenta-se leve e de sabor marcante.
Espumante Moscatel Rosé – elaborado com uvas de variedades moscatéis, pelo tradicional processo Asti, destaca-se pela coloração delicada e aromas que lembram morangos e violetas. No paladar revela-se fresco e com agradável dulçor, sendo ideal para ser apreciado em momentos alegres.
Vinho Fino Tinto Seco Pinot Noir – elaborado com a uva Pinot Noir – Safra 2020. Jovem, delicado, com coloração vermelho cereja e gastronomicamente versátil.
As seleções são Edições Limitadas ou há rótulos perenes?
São perenes.
Vocês possuem um vinho acessível a pessoas surdas, correto? Como foi a construção desse projeto e como funciona na prática?
Sim, somos a primeira marca de vinho brasileira a lançar rótulo com acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva e visual.
Em junho deste ano, mês que se comemora o orgulho LGBTQIA+, lançamos no mercado o vinho com rótulo inclusivo para pessoas com deficiência auditiva e visual. No contrarrótulo há QRCode, que apresenta vídeo com a audiodescrição do rótulo e do contrarrótulo, a tradução em Libras e a legenda descritiva de tais informações. Isso é para dar autonomia para estas pessoas escolherem o que elas querem consumir e não o que dizem para elas consumirem.
Houve todo um cuidado especial na elaboração e contamos com a participação de empresa especializada em promover conteúdos de acessibilidade.
Todos os rótulos da Inclusive Wine terão acessibilidade para as pessoas com deficiência visual e auditiva.
Quantas garrafas do projeto já foram vendidas?
Mais de mil garrafas.
Como tem sido o feedback dos consumidores?
Desde o início, felizmente, encontramos muitos pessoas que acreditaram no propósito da marca. Além disso, só recebemos elogios dos consumidores quanto a qualidade e sabores dos espumantes e do vinho. União de qualidade e propósito.
Onde os vinhos são comercializados?
No site www.inclusivewine.com.br (e-commerce) e em alguns pontos físicos pelo Brasil que podem ser encontrados no destaque “onde encontrar” em nosso instagram @inclusivewine.
Existem novos projetos na manga? Quais?
Existem vários novos projetos. Em breve iremos lançar alguns trabalhos para ajudar algumas ONGs e também estamos trabalhando no próximo lançamento. Acompanhem as nossas redes sociais.