Vinho Bag in Box, como não amar?
Eu adoro os rituais, as histórias e tudo mais que o mundo do vinho é capaz de transmitir em uma taça. Mas eu também amo praticidade, amo valorizar meu dinheirinho, e mais: amo ver mais gente degustando vinho!
Contudo, discursos elitistas sobre o tema sempre existiram no Brasil – e dificilmente deixarão de existir – mas a verdade é que o vinho é para todos, possa você pagar R$20 ou R$10 mil em uma garrafa. E não é só para todos, mas também é para todas as horas. Sem grande pompa ou circunstância, apenas como parceiro de bons momentos ou de uma refeição corriqueira. E é aí que entra a praticidade da Bag in box.
As tais caixinhas do vinho são práticas e seguras, perfeitas para se ter vinhos leves, fáceis de harmonizar e com economia. Como eu amo uma listinha, elenquei 4 motivos pelos quais você deveria testar esse jeitinho prático e fácil de degustar vinhos.
4 motivos para amar vinho Bag in Box
1) Não é mais uma modinha: o sistema foi inventado em 1955 por William R. Scholle, sendo que o primeiro uso para vinhos foi patenteado em 1965 pela vinícola Renmark da Austrália, e era chamada de ‘Wine Cask’. Dois anos depois, em parceria com a Penfolds, foi patenteada uma tampa plástica hermética ligada a uma bolsa de plástico metalizado, que é o modelo usado até hoje.
2) As ‘BIBs’ tem boa relação custo qualidade: fator primordial para um vinho – independentemente do custo final – é que ele entregue o que foi pago. Bag in box não é lugar para grandes vinhos longevos e complexos. É lugar para vinhos bons, bem feitos e agradáveis. E, neste formato, eles saem ainda mais econômicos.
3) Duram um tempão: as BIBs preservam os vinhos por mais tempo do que as garrafas abertas, já que a torneira e o saco plástico na embalagem ajudam a prevenir a entrada de oxigênio. Estima-se, portanto, que o tempo médio de conservação após aberto é entre 4 e 6 semanas. Atente-se ao fato de que as caixas têm validade, então confira sempre essa informação antes de comprar.
4) São sustentáveis: Os vinhos BIB são ecologicamente mais corretos. Com mais vinho em menos embalagem, as emissões de carbono do transporte são reduzidas significativamente (cada BIB equivale a 4 garrafas).
E então, já se convenceu? Agora é só comprar uma caixinha e depois contar pra gente como foi essa experiência. Você pode deixar seu comentário aqui, ou nas redes sociais da Única.