5 Passos para escolher um vinho Keli Bergamo Única

5 passos para escolher um vinho

Constantemente recebo perguntas de alunos e seguidores sobre qual o ponto chave na hora de decidir sobre um vinho. Por isso, preparei uma lista com 5 passos para escolher um vinho.

Antes de tudo, o conhecimento prévio e estudos ajudam muito nessa hora, mas o consumidor médio, que lê, se informa, mas não é um especialista, pode ter alguma dificuldade ou insegurança ao se deparar com a infinidade de possibilidades. Eu, Keli, tenho como foco ao escolher um vinho o novo, provar algo diferente, uma denominação de origem ou uva que nunca provei ou o fiz poucas vezes. E esse é o caminho que sempre recomendo às pessoas.

O aprendizado no mundo dos vinhos é um exercício diário. A tal litragem que muitos dizem, faz sentido, mas de forma inteligente. Selecionei algumas dicas para te encorajar nessas descobertas.

Vamos aos 5 passos para escolher um vinho

Homem e mulher sorrindo tomando vinho

1) Não tenha vinho de cabeceira: Não se apegue a um único vinho ou produtor. Até mesmo se você tem uma uva de preferência, o fator humano, a interpretação do/a enólogo/a dada a ela pode ser muito distinta e surpreendente.

2) Aproveite as promoções para descobrir novos vinhos: Fique de olho nos sites, supermercados e no seu fornecedor local. Quando as promoções surgirem, é hora de aproveitar os descontos para empenhar seu dinheiro em coisas diferentes, em objetos de desejo em que talvez você estivesse com medo de apostar.

3) Crie seu próprio critério de avaliação: pontuações, guias, profissionais em que você confia são ótimos para direcionar suas compras, mas nada melhor do que o autoconhecimento. “Gosto de tintos com muita madeira”, “minha pegada são os vinhos naturais”, “já percebi que vinho laranja não é para mim”… e com isso você terá mais assertividade nas próximas escolhas.

4) Registre suas provas: Use um caderninho, um app… o que achar melhor! Mas não deixe de registrar o que já provou e como aquele vinho te impactou. Isso ajuda muito nessa construção de conhecimento. Não precisa ser nada técnico. Gostei – não gostei, ficou ótimo com tal comida…. Faça do seu jeito, mas faça.

5) Compartilhe: organize pequenas degustações com amigos, monte uma confraria, enfim, divida garrafas, experiências e prove coisas diferentes rateando esses custos.

Por fim, com mais bagagem, mais referências, o passeio pelas prateleiras ficará mais fácil, divertido e certeiro, te garanto! Me encontre no Instagram, clicando aqui.

Assinatura Keli Bergamo Vinhos Única

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.