Harmonização de vinho e molho pesto

Como harmonizar vinho e molho pesto?

Seja com uma bela massa, saladas, risotos, torradas ou carnes brancas, o molho pesto é saborosíssimo e super fácil de preparar.

A palavra pesto vem de ‘pestare’, o que em italiano significa macerar. Inclusive, não é segredo que o molho pesto tem origem no país da bota, mais precisamente na cidade de Gênova, na Ligúria.

Mas como é feito o molho pesto? A receita original fica pronta em minutos e leva os seguintes ingredientes:

2 xícaras de chá de manjericão fresco
Meia xícara de chá de pinoli
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
Uma xícara e meia de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Se você é cozinheiro/a raiz, pode colocar todos os ingredientes num pilão, deixando o azeite por último, e macerar até a consistência de uma pasta. Para os adeptos do liquidificador, novamente, acrescente todos os ingredientes, menos o azeite e bata tudo. Ainda no liquidificador, adicione o azeite aos poucos, incorporando ele ao restante do molho, até a consistência que desejar. Ajuste o sal a gosto.

Molho pesto

E os substitutos? Você pode substituir o pinoli por nozes ou castanha do Pára. Já o manjericão também pode ser substituído por coentro, hortelã e rúcula (esse último eu fiz e aprovei).

Na hora de harmonizar o pesto e o vinho, lembre-se que, pelo sabor do molho e o corpo do azeite e queijo, precisamos de vinhos refrescantes e igualmente aromáticos. Rótulos produzidos com as uvas Sauvignon Blanc e Verdejo são uma excelente pedida. Mas se quiser fazer uma harmonização pensando em brancos italianos, boas indicações são os vinhos feitos com a cepas Vermentino ou Cortese (já ouviu falar de Gavi?).

Agora é com você. A receita está dada, o desafio lançado e o final de semana tá inteirinho pedindo aquela harmonização perfeita. Tchau!

Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.