Harmonização de vinho e molho pesto

Como harmonizar vinho e molho pesto?

Seja com uma bela massa, saladas, risotos, torradas ou carnes brancas, o molho pesto é saborosíssimo e super fácil de preparar.

A palavra pesto vem de ‘pestare’, o que em italiano significa macerar. Inclusive, não é segredo que o molho pesto tem origem no país da bota, mais precisamente na cidade de Gênova, na Ligúria.

Mas como é feito o molho pesto? A receita original fica pronta em minutos e leva os seguintes ingredientes:

2 xícaras de chá de manjericão fresco
Meia xícara de chá de pinoli
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
Uma xícara e meia de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Se você é cozinheiro/a raiz, pode colocar todos os ingredientes num pilão, deixando o azeite por último, e macerar até a consistência de uma pasta. Para os adeptos do liquidificador, novamente, acrescente todos os ingredientes, menos o azeite e bata tudo. Ainda no liquidificador, adicione o azeite aos poucos, incorporando ele ao restante do molho, até a consistência que desejar. Ajuste o sal a gosto.

Molho pesto

E os substitutos? Você pode substituir o pinoli por nozes ou castanha do Pára. Já o manjericão também pode ser substituído por coentro, hortelã e rúcula (esse último eu fiz e aprovei).

Na hora de harmonizar o pesto e o vinho, lembre-se que, pelo sabor do molho e o corpo do azeite e queijo, precisamos de vinhos refrescantes e igualmente aromáticos. Rótulos produzidos com as uvas Sauvignon Blanc e Verdejo são uma excelente pedida. Mas se quiser fazer uma harmonização pensando em brancos italianos, boas indicações são os vinhos feitos com a cepas Vermentino ou Cortese (já ouviu falar de Gavi?).

Agora é com você. A receita está dada, o desafio lançado e o final de semana tá inteirinho pedindo aquela harmonização perfeita. Tchau!

Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III

Toda acidez será neutralizada (e vai te fazer salivar) Pt III Olá pessoal! Chegamos ao final da nossa série sobre acidez. Na primeira parte falamos sobre a importância da acidez no vinho e como ela afeta nossa experiência gustativa.…
Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!
, ,

Paris e muito mais: dicas de adegas, bares e restaurantes imperdíveis!

Descubra Paris e muito mais com as dicas imperdíveis. Explore os melhores lugares para apreciar vinhos e gastronomia na cidade-luz e além.