Quer saber mais sobre a Cabernet Sauvignon?
Dia 1 de Setembro comemora-se o Dia Internacional da Cabernet Sauvignon. Em homenagem a ela, que é conhecida como a rainha das uvas tintas, preparamos um apanhado de informações práticas para você conhecê-la melhor. Bora?
Se a Cabernet Sauvignon fosse uma pessoa, ela seria aquele/a amigo/a que você chama pra fazer qualquer coisa e a pessoa aceita na hora. O famoso ‘sem tempo ruim’! A expressão resume bem porque ela se adapta lindamente a diferentes climas e regiões. Não à toa, a Cab se tornou a uva mais famosa do mundo e uma das plantadas também.
Curiosidade
A Cabernet Sauvignon surgiu de um cruzamento de outras duas castas: a tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc, daí o nome. Inclusive, a palavra sauvignon significa selvagem, ou seja, podemos esperar algum toque rústico em vinhos produzidos com a Cab.
Bordeaux
Você já sabe que a Cabernet Sauvignon está amplamente plantada em diferentes regiões do mundo, certo? Mas a sua casa e onde ela brilha mostrando todo o potencial é a região de Bordeaux, na França. É de lá, principalmente em vinhos produzidos ao lado esquerdo do estuário de Gironde, que vêm alguns dos rótulos mais renomados no mundo e que levam na sua composição a Cabernet Sauvignon.
É em Bordeaux também que vemos o trabalho enológico de vinhos em blends, ou seja, rótulos produzidos com duas uvas ou mais. Isso porque a região sofre bastante com as mudanças climáticas ano a ano e, assim, os produtores acabam temperando seus vinhos com proporções diferentes das uvas locais autorizadas. Além da Cabernet Sauvignon, esse blend pode trazer Merlot, que contribui com finesse e aromas de violeta, e em menor quantidade a Cabernet Franc.
Resumo prático: blend não é pior que vinho varietal, aquele feito com apenas uma uva. O blend pode ser mandatório ou a tradição de uma região.
E a propósito, se vir nomes como Médoc, Margaux, Saint-Estèphe, Pessac-Léognan e ainda alguns outros, também estamos falando de Bordeaux. Essas são sub-regiões na margem esquerda do grande rio que corta a região, e normalmente levam maioria de Cabernet Sauvignon.
E por onde mais a Cabernet Sauvignon passou?
Por ser uma cepa de fácil adaptação, é mais fácil nos perguntarmos onde nesse mundão não existe Cabernet Sauvignon plantada. Normalmente, ou é onde o clima é muito extremo (como nas regiões da Alemanha), ou onde o espaço já foi tomado por uma casta muito bem sucedida (como é o caso da Pinot na Borgonha).
Mas, de todos os muitos lugares que adotaram a Cabernet, existem alguns mais conhecidos por uma produção excepcional e por vezes pouco acessível financeiramente. Como não custa sonhar alto, vale ter em mente que estas, além de Bordeaux, são versões potentes e por vezes inesquecíveis de vinhos feitos com a Cabernet Sauvignon:
- Napa Valley, EUA
- Maipo, Chile
- Coonawarra, Austrália
É fã sobre a uva Pinot Noir? Saiba mais aqui.
DICA DE ESPECIALISTA 1: o que esperar de um vinho tinto feito com a Cabernet Sauvignon?
No visual: vermelho intenso
No nariz: predominância de frutas negras como amora, toque herbáceo que pode lembrar um pimentão verde e, se passada em barrica, aromas de baunilha e chocolate
No paladar: aqui estamos falando de taninos e acidez elevados, por isso espere, em geral, vinhos mais encorpados e que não passam despercebidos
DICA DE ESPECIALISTA 2: é pra guardar ou pra beber?
Tendo em vista a enorme produção de vinhos feitos com essa uva, a regra é que a maioria deles disponíveis no mercado tem um consumo médio dentro de 3 anos a contar da data da safra. Dito isso, existem exemplares que podem envelhecer muito bem. O preço pode ser um indicador, ou então pergunte àquele vendedor de vinhos em quem você confia.
DICA DE ESPECIALISTA 3: e pra comer junto?
Justamente por serem, em geral, vinhos mais encorpados, os tintos de Cabernet Sauvignon pedem harmonização. Se você é carnívoro/a mire em carnes vermelhas e não tenha medo dos cortes gordurosos, como por exemplo o cupim. Para quem prefere pratos à base de vegetais, aqueles em que o ingrediente principal é a berinjela podem cair muito bem.
Você gosta de vinhos feitos com Cabernet Sauvignon? Deixe seu comentário aqui ou nas redes sociais da Única. Até mais!