O que saber sobre a uva Pinot Noir

Pinot Noir: o que saber sobre essa uva?

Não se deixe enganar se te disserem que a uva Pinot Noir resulta apenas em vinhos leves e com pouco corpo (tipo uma sensação relativamente baixa de peso em boca). A Pinot, se fosse uma pessoa, seria aquela que não se adapta bem em qualquer lugar e, até por conta disso, pode surpreender.

CURIOSIDADE

A palavra Pinot vem do latim e significa Pinha, por conta do formato do cacho dessa uva.

Já a origem da Pinot Noir não é assim tão surpreendente. Estamos falando da França, claro, e mais precisamente da região da Borgonha, e de onde saem alguns dos Pinots mais caros do mundo. Aqui os vinhos podem variar bastante em qualidade, mas no geral podemos esperar rótulos com aromas de frutas vermelhas frescas como o morango, a cereja, e notas de cogumelo. Alguns exemplares podem passar por barrica, e essa passagem na madeira aporta notas como baunilha em pau e canela.

Lembra que a Pinot Noir não se adapta bem em qualquer região ou clima? Pois é, isso faz com que os vinhos produzidos com essa cepa também não sejam assim, uma pechincha.

Uva Pinot Noir e o que saber sobre essa cepa

E onde mais podemos encontrá-la?

Algumas versões mais frutadas dessa uva podem ser encontradas nas regiões de Casablanca, no Chile, Martinborough, na Nova Zelândia e Sonoma, nos Estados Unidos.

Expressões mais terrosas dessa casta surgem em locais como Oregon, também nos Estados Unidos, Central Otago, na terra dos Kiwi e em alguns locais da África do Sul.

Detalhe: a Pinot Noir tem um apreço especial por solos do tipo argilo-calcário. Na Borgonha esse tipo de solo é abundante e, por contar com altas inclinações, tem boa drenagem e permite a maturação perfeita dos bagos. Com altas diferenças de temperatura entre dia e noite, voilá, temos a combinação perfeita para a Pinot brilhar e gerar uvas com grande potencial de complexidade.

Borbulhas

Mesmo vigorando em vinhos tintos, a Pinot Noir é usada na produção de vinhos rosés e até em espumantes brancos. E nós não estamos falando de qualquer espumante: a Pinot Noir é uma das principais uvas usadas na produção de Champagne. Ela aporta finesse aos vinhos desta localidade, e o sucesso é tanto, que em outras regiões do mundo ela também virou desejada na produção dos efervescentes.

DICA DE ESPECIALISTA 1: o que esperar de um vinho tinto feito com a Pinot Noir?

No visual: vermelho tendendo ao translúcido

No nariz: predominância de frutas vermelhas, toque mais terroso (tipo terra mesmo, gente!), cogumelo e algumas especiarias doces

No paladar: taninos presentes mas menos marcados, ou seja, são delicados, não vão secar demais sua boquinha linda; acidez normalmente elevada, o que colabora com o frescor

DICA DE ESPECIALISTA 2: é pra guardar ou pra beber?

Depende. Possivelmente você terá a resposta sobre o potencial de guarda do seu Pinot Noir pelo preço. Mas a grande maioria dos produtos disponíveis no mercado é para consumo em até 5 anos.

DICA DE ESPECIALISTA 3: e pra comer junto?

Alguns rótulos produzidos com essa cepa são facilmente tomados sozinhos. E digo mais, são ótimos companheiros para quem não abre mão de um vinho tinto, mesmo no calor. Isso porque tintos de Pinot podem ser servidos a uma temperatura mais baixa que a maior parte dos outros tintos.

Mas se quiser dicas de harmonização, dispense os pratos muito intensos e que podem matar o seu vinho. Risotos, peixes mais encorpados e algumas massas, especialmente com cogumelos, são boas pedidas.

Você gosta de vinhos feitos com essa uva? Deixe seu comentário aqui ou nas redes sociais da Única.

A arte desse post foi feita por uma designer convidada, a Cris Akie. 

Até mais!

Assinatura Vinhos Única Jessica Marinzeck

Destaques

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor
, ,

Harmonizando vinho além da comida: quando a Syrah é em Si Menor.

Explore combinações de diferentes estímulos, como vinho e música e amplifique sua apreciação e percepção, elevando seu prazer e entendimento.
Procura-se profissional do mundo dos vinhos
, ,

Procura-se profissional do mundo dos vinhos

Explore a jornada da transição de carreira em busca de um profissional de vinhos nesse apaixonante universo onde cada taça conta uma história.